segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Curso Básico do Ubuntu 8.04 em Português

Baixe todo o curso em um único arquivo!

Curso bastante didático, com muitas figuras, abordando os principais tópicos do desktop ubuntu 8.04 e seus aplicativos mais comuns: efeitos no desktop, office, multimídia e muito mais.

Este trabalho é uma tradução do curso Ubuntu Desktop Training escrito pela Canonical Ltd. e pela comunidade Ubuntu Training.

seguem os links:

http://w15.easy-share.com/1701428870.html

mirror

http://www.4shared.com/file/61483847/7cad2760/Ubuntu_804.html



Apostila original, em inglês:

https://wiki.ubuntu.com/Training

12 comentários:

Anônimo disse...

Lamento mas nenhum dos links apresentados aqui resultam em download dos arquivos PDF. O dito original apenas baixa o HTML da própria página de download após esperar vários segundos, E o mirror acusa que os arquivos foram removidos ou expirados. Estranho que se houve apoio da Canonical para essa tradução por que não estão disponíveis em links dela? Desde já agradeço se houver alguma explicação.

Anônimo disse...

Última forma... enfim consegui baixar o PDF do curso completo no link http://w15.easy-share.com/1701187962.html São 378 páginas e parece-me bem escritas (faltou uma foto do RMS). Vou dedicar um bom tempo para uma leitura detalhada e postar alguns comentários. Obrigado.

Domendron disse...

Olá eu também consegui abaixar o manual pelo link sugerido pelo rc lages. Valeu...

Anônimo disse...

Lendo as primeiras páginas deparei-me com alguns erros de conceito que podem passar uma visão distorcida do movimento Software Livre criado por RMS quando da fundação da FSF. Gostaria de postar esses desvios pontualmente no próprio texto de forma a colaborar numa revisão e próxima edição, preferencialmente mais focada na realidade brasileira. Também farei uma revisão ortográfica dos textos ajudando na sua melhor interpretação. Se puder indicar-me como contribuir dessa forma, desde já agradeço.

PS: O próprio RMS deixou de usar o termo "free softwware" depois de freqüentar as edições do FISL (do qual sou idealizador) e outros eventos na área. Prefere usar o termo "software libre" pois evita a tradução incorreta para software gratuito, que na verdade é enganosa pois ser livre é bem diferente de ser gratuito.

Anônimo disse...

Nenhum dos links resultou em download.

Rafael Dantas disse...

estou baixando pelo link do easy share sem problemas.

Ubuntu 8.04 disse...

Caro RC Lages.
Estamos aguardando as suas revisões, elas serão muito úteis.
Um abraço.
Daywison

Anônimo disse...

OLA SOU UM CURIOSO, VI O UBUNTU EM AÇÃO CONTRA O VISTA NO YOUTUBE, ELE NECESSITA DE ALGUMA PLACA DE VIDEO? EU GOSTO DE GRAVAR MUSICAS E FILMES,CASO EU ADQUIRE O UBUNTU TEREI RESTRIÇÕES EM RELAÇÃO A ISSO?
NO MAIS ESTOU MUITO TENTADO EM MUDAR DE SISTEMA
DESDE JA AGRADEÇO

Anônimo disse...

este pdf e de 36 mb e muite coisa para um pedf deve ter muitas imagems atenção quer usar o ubuntu mas não tem banda larga para baixar então pede o cd gratuitamente em https://shipit.ubuntu.com

Xisberto disse...

Dawidson, como você fez a tradução deste material? Usando o sistema "padrão" dele, pelo Launchpad?

Você pretende disponibilizar o código-fonte xml da tradução no Launchpad, para que futuros lançamentos da apostila possam aproveitar este trabalho?

Anônimo disse...

Bom Dia.

Parabéns pelo excelente trabalho que vocês estão desenvolvendo com o Linux Ubuntu. As apostilas estão sendo show.

Sempre tentei achar aquele negócio do cubo, mas nunca encontrava nada na internet.

O material que vocês estão disponibilizando aqui estou ensinando em sala de aula para meus alunos. Pois precisa ser difundido nas escolas.

Sucesso.

Unknown disse...

Bom dia a todos.Estou tentando baixar o curso e a menssagem que tenho é que o ficheiro foi removido. Alguém tem uma localização actualizada do curso?